quarta-feira, 25 de maio de 2016

Dr Lula e a produção científica


Dr Lula e a produção científica

 PDF 647



O ex-presidente Lula foi agraciado com alguns títulos de doutor. E por outro lado, a autodenominada academia produtora e detentora de conhecimento, não permite um título de mestre ou doutor a quem não seja graduado, em uma universidade ou faculdade, reconhecida pelo grupo. Estratégias de dominação de um espaço, onde só entram os selecionados, pelos que dominam o espaço simbólico da dominação do conhecimento.

Para driblar esta regra estabelecida, oferecem aos que não lustraram os bancos universitários, o título de doutor honoris causa, a quem defenda uma causa. A quem entendam merecer um título de doutorado. Uma estratégica política de boa vizinhança, e a academia estava ocupada por militantes do partido dos trabalhadores. Uma estratégia presidencial e uma estratégia acadêmica. Em defesa de um espaço simbólico. E nada melhor que ter um membro, que possui diploma de presidente de uma república, com reconhecimento internacional. Ainda que não tenha os requisitos básicos, minimamente algo publicado, e preferencialmente no sistema Qualis.

Daí então o ex-presidente assumiu uma dívida com o povo e com a academia. Assumiu uma dívida por inflacionar o mercado, adquirindo títulos sem ter um conhecimento, sem produzir literatura que fortaleçam ou construam um conhecimento. Afinal esta é a regra da academia, oferecer títulos de mestre e doutores, para que estes construam um conhecimento através de suas estratégias de domínio, de serem professores, mestres e doutores na função de orientadores, conduzindo seus orientandos pelo mundo acadêmico. Conduzir seus pupilos para que façam parte de um corpo simbólico, evitando concorrentes desqualificados. Estratégias dos novos deuses da academia, os filhos de Lattes, com apoio das fomentadoras de pesquisas e fundações de amparo a pesquisa.

Mas diante das crises governamentais, politicas, e econômicas o ex-presidente se viu embaraçado, chegou a uma condição de ter que se afastar do mundo político, quem sabe fazendo um retiro. Afastamento este que poderia ser intelectualizado, ao se dedicar a leituras, e quem sabe produzir uma literatura em modelos científicos, com um currículo on line, e publicações em revistas cientificas, obedecendo as regras ditadas pela ABNT, e quem sabe com as normas de Vancouver.

E alguns textos foram escritos sob este ponto de vista, que Doutor Lula poderia fazer uma carreira acadêmica, com a EaD – Educação a Distância, longe das escolas e dos professores. Do TCC aos pós-doutorados. E nem seria necessário frequentar escolas. Bataria assumir que tem orientadores, os que lhe forneceriam conhecimentos, oferecendo uma lista bibliográfica. Criticando e orientando suas ideias, a fim de serem compatíveis com a autodenominada academia do conhecimento.

Poucos são os que produzem conhecimento sem frequentar os campos universitários, livrarias e bibliotecas. E o Lula ganhou esta chance.





PDF 647

Texto disponível em:





Entre Natal e Parnamirim
24/05/16

por
Roberto Cardoso (Maracajá)
Branded Content (produtor de conteúdo)
Reiki Master & Karuna Reiki Master
Jornalista Científico
FAPERN/UFRN/CNPq









Textos anteriores: 

PDF 594 - Lula a caminho da produção cientifica – o TCC 





PDF 595 - Lula a caminho da produção cientifica – a Monografia 





PDF 596- Lula a caminho da produção cientifica – a Dissertação 





PDF 597- Lula a caminho da produção cientifica – a Tese 




PDF 605 - Lula a caminho da produção cientifica – pós-doc 1 




 PDF 607 - Lula a caminho da produção cientifica – pós-doc 2 



Lula a caminho da produção cientifica – o pós doc 3 



  



Lula a caminho da produção cientifica – o pós doc 4 







Textos relacionados

Texto 1: EaD - Abstract 


Texto 2: EaD - Resumen 




Texto 3: EaD - Résumé 



Texto 4: EaD – Riassunto  








Dr Lula e a produção científica

PDF 647






Texto disponível em:




Entre Natal e Parnamirim
24/05/16

por
Roberto Cardoso (Maracajá)
Branded Content (produtor de conteúdo)
Reiki Master & Karuna Reiki Master
Jornalista Científico
FAPERN/UFRN/CNPq

Plataforma Lattes
Produção Cultural




https://jerimunnews.wordpress.com/














http://jornaldehoje.com.br/search/roberto+cardoso





https://jerimunnews.wordpress.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário