quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Qualidade no atendimento e responsabilidade civil


Qualidade no atendimento
e
Responsabilidade civil.

 

É muito comum ver nas cidades de Natal/RN e Parnamirim/RN, estabelecimentos comerciais com vagas disponibilizadas para automóveis, inclusive, vagas para portadores de dificuldades de locomoção e vagas para idosos. Isto é possível de ser verificado somente, exclusivamente e unicamente em respeito à legislação.

Mas também é muito comum ver vagas de deficientes físicos e idosos ocupadas por portadores de outras deficiências: de cidadania; de respeito ao próximo; de falta de atenção e de obediência civil. Enormes pick-ups que ocupam duas vagas, ultrapassando os limites da vaga no sentido latitudinal e longitudinal, querendo demonstrar o poder fictício dos seus ocupantes. Carros encostados junto as parede dos estabelecimentos (“Jack and JAC” – JH em 10/09/12), dificultando e impedindo o transito de pedestres, no espaço ali destinado. O desenho universal e as regras de acessibilidade visão disponibilizar um espaço livre de no mínimo 1,20m, para circulação de pedestres sobre as calçadas. O desenho universal une a necessidade de todos, e as normas de acessibilidade estabelecem espaços suficientes para deslocamento de uma cadeira de rodas e uma pessoa em sentido contrário. Espaço suficiente para transito de carrinhos de bebe. Mas também se vê absurdamente, carros estacionados diante da porta do comércio impedindo ou diminuindo o acesso ao estabelecimento, ao degrau, à rampa, que substitui o degrau, como se pretendessem adentrar ao comércio e chegar ao balcão com o veículo.
Link para Jack and JAC
Os gerentes e proprietários quando questionados sobre estas ocupações irregulares em suas supostas calçadas e estacionamentos, se eximem de uma culpa ou responsabilidade. E transferem a culpa para a irresponsabilidade e falta de educação de seus clientes e usuários motorizados. Resta lembrar aos nobres cidadãos proprietários e gerentes de estabelecimentos comerciais, que qualquer imprevisto ou infortúnio: acidente ou incidente, furto e até assalto dentro dos limites do estabelecimento é de sua inteira responsabilidade. E para perceber o peso da responsabilidade, basta que aconteça algo com um cidadão conhecedor de seus direitos, e procurar os canais e órgãos competentes na busca de uma indenização.

A falta de uma vaga reservada no estacionamento, por ocupação irregular. O impedimento da circulação de pedestres em faixas de segurança. Podem representar uma parcela a menos no total de clientes de um estabelecimento comercial. Tudo isto vale para o espaço público e privado. O comércio como grande acolhedor de clientes deve preservar pela segurança deles (os clientes) ao acessar e sair das suas instalações comerciais.

Hoje um dos cursos mais procurados em faculdades é o curso de direito, Procurado por jovens no ingresso na carreira de uma profissão, ou por adultos buscando novos conhecimentos. Adultos procurando novas colocações e ocupações. Cada um vem buscando conhecer seus direitos por conta própria. Cidadão consciente não precisa fazer concurso na OAB para conhecer direitos e deveres. Gestão da qualidade começa na entrada do estabelecimento, de onde se estima e avalia a qualidade do serviço e do atendimento.

 
Parnamirim/RN -  07/02/2013
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Palavras chaves:
Comunicologia; Gestão da Qualidade; Acessibilidade
 
Keywords:
Communicology
 
Palabras claves:
Comunicologia
 
Stichworte:
 Kommunikologie
Roberto Cardoso
(Maracajá)
 
 
Marine and Land Survey
Cientista Social
Técnico em Meteorologia
Produtor Cultural | Agente Cultural | Ativista Cultural
Reiki Master & Karuna Reiki Master
 
Sócio Efetivo do IHGRN
(Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte)
 
 
Publicado
 
Jornal de HOJE
 
Natal/RN
 

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