quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Quartas-feiras de cinzas e o desfile das campeãs



Quartas-feiras de cinzas e o desfile das campeãs

Vem findando o mês de dezembro e chegando o Natal. Na cidade do Natal/RN, as coisas parecem voltar ao normal. O normal da normalidade, e não, de uma situação desejada, ideal, ou satisfatória.

Terminado o Carnatal, apagaram-se as brasas dos foliões e sobraram as cinzas. Agora é hora de revirar as sobras, remexer as cinzas, analisar os gastos, contabilizar os lucros e prejuízos. Identificar quem lucrou e quem perdeu. O que e o quanto. Onde e por que.

Mossoró como o olho do Elephante de Shiva ("O Mossoroense" de 07/11/12), olhos protegidos por Santa Luzia, precisa estar atento ao que acontece em outras partes do elefante. norte-rio-grandense.

Brainstorm.
É hora de formular analisar perguntas e respostas: Perderam-se o juízo ou a paciência? Ganharam-se lucros ou aplausos? A missão do evento foi cumprida ou comprida demais? E a visão dos organizadores, dos patrocinadores e dos apoiadores do evento? Qual foi a visão do público? Qual a visão de quem não participou, mas foi afetado? O evento foi de qualidade? Poderia ter sido melhor? Quais os erros? Quais os acertos? Como? Por quê? Onde? Quando? Quem? Qual foi a repercussão do evento fora do bairro, fora da cidade, do estado e do país?
Layout
A estrutura física do local foi adequada? Foi funcional? E na periferia do evento? Tudo funcionou? Os grupos participantes foram ouvidos? Os grupos das pistas, das arquibancadas e dos camarotes. Suas solicitações foram atendidas? Eram razoáveis ou absurdas? É possível chegar a um meio termo?
PDCA.
O evento foi (P) planejado. Em seguida (D) desenvolveu-se a ideia. Posteriormente, (C) conferiu-se, checou-se e verificaram-se os pontos críticos. Executou-se a ideia. Agora é hora de (A) analisar, agir e melhorar. É chegada a hora de analisar os erros e acertos, os prós e os contras, buscar entre as cinzas as pistas necessárias. Tal como um detetive buscando pistas ou um médico fazendo uma biópsia. Voltar a planejar, PDCA, uma ação ininterrupta.
Descobrir os pontos negativos e os positivos, os pontos fortes e os pontos fracos. Inovar e melhorar. Novos planejamentos estratégicos deverão ser emoldurados através de um novo fluxograma. Tabular as medições e as análises. Medir os resultados e comparar com as expectativas, descobrir falhas, traçar novos rumos e estratégias. Buscar uma base mais sólida. Só resta mais um Carnatal antes da Copa de 2014, a última chance de um ensaio geral para acertar em tudo na execução de um grande evento com um enorme público, para enfim se chegar ao evento maior.. Um evento de projeção internacional, a Copa do Mundo 2014, a projeção de Natal para o mundo. A repetição da história, a abertura dos portos e aeroportos ás nações amigas, um novo redescobrimento do Brasil, agora em um mundo globalizado.

5 Ss
Cada final de semana que antecede o próximo Carnatal (dez/2013) com diversos eventos e atividades a serem realizados na cidade serão pequenas novas chances de aperfeiçoamento e aprimoramento do evento máximo por estas bandas. E a cada quarta feira, o meio da semana, deverá se avaliar o ultimo final de semana e feita a articulação do esquema para o próximo fim de semana. A oportunidade da cidade e do evento se enquadrar no bom senso japonês os 5Ss, de sustentação: limpeza, arrumação, organização, padronização e disciplina. Atingir um padrão internacional, um padrão ISO.


BenchmarketingAnalisando o evento: Quem desfilou e quem sambou? Quem fez um bom trabalho e quem sai? Quem continua a desfilar e quem samba, dando lugar a outro passista?


Quando eu não puder mais sabar na avenida .... Quando as minhas pernas.... Não puderem aguentar ... Levar o meu corpo, junto com o meu samba ...(Alcione)
Resultados. Depois de tudo analisado, não prevalecendo bons resultados. È melhor entregar o anel de bamba a quem mereça usar deixando a um sambista mais novo um pedido final de não deixar o samba morrer.

Kaisen
A filosofia japonesa na busca da perfeição. Um a filosofia que começa dentro de casa, passa pelo trabalho, pelo ensino e pelo laser. No próximo Carnatal deverão acontecer os desfiles das campeãs. A logística campeã. A segurança campeã. As estratégias campeãs, as táticas campeãs e tantas e tantos outros elementos e atividades campeãs, para um bom resultado de Copa do Mundo
Reengenharia
Derrubar tudo se for necessário, regras, planos e pessoas. Planejar algo mais positivo, com mais resultado

.
Artigo publicado:
Jornal de HOJE
19/12/12
Natal/RN


Roberto Cardoso
Cientista Social
Surveyor 
Sócio Efetivo do IHGRN
Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte


Nenhum comentário:

Postar um comentário