domingo, 9 de dezembro de 2012

Níveis de planejamento estratégico


Níveis de planejamento estratégico

 Um. Quem foi ao Parque das Dunas no último final de semana com a intenção de fugir das complicações locais e periféricas causadas pelo Carnatal * pode ter se decepcionado.

Dois. As caminhadas pelas trilhas foram canceladas em função do Carnatal. Os guardas que acompanham os grupos foram destacados para compor e fortalecer a segurança aos foliões.

Três. Os policiais do destacamento florestal acompanham os grupos nas caminhadas pelas trilhas. Não para defender de ataques de alcateias, manadas ou matilhas. Mas de súcias, corjas, cambadas e quadrilhas. O parque conta com uma diversificada flora e uma fauna de aves, répteis e pequenos mamíferos.

Quatro. Mas era possível ver saguis desfilarem pelas pistas do Parque. A razão dos saguis atravessarem o samba na avenida era a ausência da continuidade da mata em função das podas das árvores.

Cinco. As árvores foram podadas ou cortadas por estarem colocando em risco a rede elétrica ou mesmo colocar em risco os transeuntes, já que estavam apodrecendo, e em risco eminente de queda.

Seis. A administração de um parque com preservação ecológica deve planejar uma rede elétrica subterrânea que não corra os riscos pelo avanço da mata.

Sete. Sistemas de transmissão de sinais sem fio também podem ser uma boa opção. Com tantas faculdades divulgando tecnologias de ponta pode ser um projeto a ser implantado. Tomando o devido cuidado, já que alguns animais se orientam por emissões de som.

Oito. A mata deve ser sempre preservada, em último caso faz-se a opção de corte, adaptando-se alternativas para os animais andarem em uma continuidade de mata, como por exemplo, cordas lançadas de um lado para o outro dando continuidade dos caminhos aos micos.

Nove. Os micos com certeza farão a opção de atravessar na corda bamba ao de correr o risco de atravessar a pista como asfalto quente, ou ser pisoteado.

 
(*) Carnatal 2012
Roberto Cardoso

Cientista Social

Membro do IHGRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário