quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Trilogias da Gestão da Qualidade



Trilogias da Gestão da Qualidade


A Cidade dos Reis Magos passou na ultima semana, por conflitos, crises e desajustes nos três níveis administrativos, municipal, estadual e federal. Impasse nos valores das tarifas de transporte público, incêndios, depredações, denúncias de cartel, greves de correios e bancários, dificuldades em hospitais. Presença e uso de forças especiais, Corpo de Bombeiros, SAMU, GM, PM, PF e PRF. Bagagens do crescimento, desenvolvimento e maturação de uma cidade.

Uma conceituação comum de qualidade gera resultados que podem conduzir a equívocos críticos ou oportunidades a determinada organização, seja ela pública, privada ou de capital misto. Qualidade é um termo de uso comum e de domínio público (Paladini). Demim foi responsável por criar 14 princípios de qualidade que norteiam até hoje os estudiosos e os administradores. O conceito de qualidade começou na indústria e hoje é de entendimento a sua importância no setor de serviços, inclusive advocatícios (Cabral, Araujo e outros in Carpe Diem/Facex, 2008/2009).

Na Universidade Federal, a UFRN, a única que pode se prevalecer de ter um
campus, aconteceu o I Congresso Norte-Riograndense sobre Inclusão no Ensino Superior de 19/09 a 21/09. Discutiram-se as realidades, os avanços e os desafios da acessibilidade na busca de uma qualidade de ensino e aprendizagem aos portadores de limitações, física, intelectual e auditiva ou visual. .

Seja no governo municipal, estadual ou federal. Uma pequena, média ou grande empresa. Uma escola colégio ou faculdade. Fazem-se necessário as ações de planejar, desenvolver, checar e agir. Avaliando em ritmo constante e repetitivo com objetivo de sempre melhorar a qualidade do produto ou serviço.

Três vertentes. Enquanto de um lado do Parque das Dunas discutia-se a inclusão, do outro do parque, acomodados em uma tenda em forma de uma pirâmide diante do mar com o horizonte à frente discutia-se o Direito Criminal em outro congresso (20/09). A dicotomia natalense.

A verbalização de que a gaivota que voa mais alto enxerga mais longe, e melhor, será modesta diante de um mundo globalizado. Voos mais altos deverão ser alcançados. Será necessário avaliar a temperatura, a umidade e a pressão, elementos básicos que determinam as condições climáticas. Afastar
cúmulos, stratus e cirrus (nuvens baixas, médias e altas), para então se posicionar e gerenciar como um Big Brother do romance de George Orwell — 1984.

Paz, Pax e PAS. Com os ânimos contidos, na cidade reinou novamente a Paz, e com o uso das leis a Pax dos romanos. Resta agora estabelecer o PAS, o Programa de Alimentação Segura, que insere e obriga as análises de água oferecida pelas empresas, instituições e escolas aos seus usuários, colaboradores e alunos, sem PAS não há saúde.

Novos rumos da administração. Observar os fluxos de bens e serviços das organizações e das instituições quer sejam ou não com objetivos de lucros, as ações logísticas das produções, dos transportes e distribuições, das armazenagens e comercializações. (Ballou). Com esta imagem tridimensional do ambiente então,

poderá se administrar um país, um estado ou uma cidade. Um esquadrão, um batalhão ou um grupamento, denominações variáveis de acordo com a força militar, seja do mar, da terra ou do ar, Marinha, Exército e Aeronáutica. Uma faculdade, a coordenação curso superior ou uma sala de aula.

Terceira e ultima vertente, a semana terminou (21/09) com a presença de Jussier Ramalho, o ‘jornaleiro palestrante’ em uma unidade educacional da Avenida Roberto Freire. Um potiguar que conta com muita comicidade um
case, a própria história de sua vida, desde a sua infância até os dias atuais, a sua trajetória profissional, adquirindo admiração e simpatia da plateia. Usando o marketing pessoal, o saber aprendido pelas experiências pessoais, o empreendorismo aplicado e técnicas de coaching. Diante de adversidades, preconceitos e instabilidades ao longo de sua vida, não é diplomado, não possui o status de Homo Academicus. grifado por Pierre Bourdieu, ficou no grupo dos outsiders. Sempre insistiu em iniciativas arrojadas e mal compreendidas até o dia que lhe concederam o título de Doutor honoris causa.

O gestor dos próximos anos deverá ser um estrategista generalista, conhecer a história e o histórico em três níveis, em três estágios, em três seguimentos, trilogias. Em três dimensões, assessorado por um ‘Bureau de Informações’. Até o dia que possamos ouvir (audição) ou ler (visão) ou sentir (táctil) uma chamada em três diferentes línguas, como por exemplo: La siguiente parada. Next stop. Próxima parada, Estação Lunar.

 
Roberto Cardoso (Maracajá)

Membro Efetivo do IHGRN

Analista de Qualidade
Reiki Master & Karuna Reiki Master | Produtor Cultural e Ativista Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário